abril 01, 2016

REFLEXÃO LUNAR EM V.H.F.




Você já imaginou um DX de 800.000 km?

A idéia é simples: utilizar a Lua como refletor passivo para contatos entre estações localizadas na Terra.

A realização requer alguma dedicação, visto que que a distância da Terra à Lua é da ordem de 400.000 km, portanto a distância a ser percorrida pelo sinal é algo como 800.000 km, e a atenuação envolvida, enorme.

É sem dúvida, o maior DX para amadores, e, segundo alguns, o maior desafio.

Reflexão lunar significa necessáriamente sinais baixos, e o “segredo” para o sucesso está na atenção aos detalhes.

Avanços tecnológicos recentes trouxeram a reflexão lunar, anteriormente restrita aos “big guns” com antenas enormes e amplificadores de 1kW+, ao alcance de quem disponha de um transceptor SSB para 2m, um PA de 100W ou mais, uma yagi, e, principalmente, o interesse pelo desafío.

A inovação tecnológica mais significativa é o modo de comunicação digital desenvolvido pelo Joe Taylor, K1JT, e conhecido como JT65.

Este modo trouxe ao radioamadorismo modernas técnicas de processamento de sinais que vieram a permitir contatos com sinais aprox. 10 dB inferiores ao mínimo necessário para contatos em CW pelos melhores operadores.

Ou seja, estações muito menores do que as anteriormente necessárias.

O objetivo não é substituir o CW, mas permitir o acesso à reflexão lunar por estações que, de outro modo, não teriam este provilégio.

Este objetivo foi atingido com grande sucesso: a quantidade de estações EME vem aumentando rapidamente deste a introdução dos modos digitais pelo K1JT, especialmente em 2m.

Outros avanços que estão contribuindo para a popularização da EME são os semicondutores que permitem amplificadores de baixo ruído ( para a recepção ) extremamente “silenciosos”, semicondutores para amplificadores estado sólido de alta potência, antenas otimizadas por computador, opções de controladores de antenna e “encoders” para rastreamento da Lua, e os loggers , que proporcionam a coordenação para contatos, algo especialmente importante para estações iniciantes.

Atualmente a reflexão lunar, ou EME ( Earth-Moon-Earth ) como é conhecida entre seus adeptos, é praticada regularmente nas bandas de 50 MHz a 10 GHz, com algumas experiências até 47 GHz.

Com respeito à utliização, a banda mais popular é, sem dúvida, 2m, seguida pelas bandas de 23cm e 70cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário